PORTFÓLIO - PARTE ii
Gestão e Organização de Arquivo
Desenvolvimento de mapeamento e inventário e diagnóstico técnico documental da empresa para propor a melhor forma de tratamento, organização de disposição dos documentos no acervo.
Levantamento do perfil dos usuários. Estudo dos processos geradores de documentos e informações.
Criação do plano de classificação e da tabela de temporalidade para a empresa. Apoio ao processo de organização e disponibilização do acervo.
Eliminação de documentos que já haviam cumprido seu prazo de guarda. Criação e utilização de termos de descarte.
Apoio ao processo de digitalização de documentos, com criação de instrução de trabalho e treinamento de equipe.
Desenvolvimento da política da gestão documental, procedimentos gerenciais e instruções de trabalho para organização do acervo.
Criação de instrumentos de pesquisa.
Onde: Particular. Belo Horizonte. MG
Quando: 2011/2012
Desenvolvimento de Documentação Técnica I SGQ
Desenvolvimento de informação documentada para a implementação de sistema de gestão documental (SGQ) em uma instituição particular, com destaque criação de documentação técnica e processo de gestão da informação e arquivos, inclusive os documentos e registros do NGQ/SGQ.
Entre os documentos técnicos desenvolvidos neste projeto, destacamos: manuais, instruções de trabalho e procedimentos.
Elaboração de fluxogramas de processos e atividades e organograma institucional. Identificação dos processos que necessitavam de informação documentada. Definição de gêneros e formatos de representação.
Auditoria interna do processo versus documentação desenvolvida para comprovar a conformidade dos processos da empresa com os procedimentos criados, bem como seu compliance com as normas externas (especialmente a ISO adotada) e internas.
Onde: Particular. Belo Horizonte, MG.
Quando: 2009/2010
Desenvolvimento Hemeroteca I Biblioteca Universitária
Criação de hemeroteca de Jornais e Revistas em biblioteca universitária. O projeto iniciou com a identificação de necessidades dos usuários a fim de compreender as suas reais necessidades de informações. Este processo contou com a realização de mapeamento de necessidades, por meio de entrevistas e questionários via on-line.
Entre as principais atividades desenvolvidas neste projeto, destacamos: identificação de necessidades, mapeamento de processos, definição de áreas e assuntos, tabulação e análise de dados de questionário.
Após a análise e discussão dos dados mapeados e levantamento do perfil do público alvo, o projeto partiu para a seleção de fontes de informação, seguida de leitura e seleção de notícias e composição da coleção. Por fim, a organização e disponibilização do acervo de notícias (hemeroteca) conforme perfil do público do projeto.
O objetivo deste projeto foi o de incentivar a leitura de fontes com jornal e revistas de conteúdos relevantes para o público alvo. Como resultado deste trabalho, os usuários restringiram seu processo de busca de informação para a hemeroteca, o processo de busca documental ficou mais objetivo e rápido.
Onde: Particular. Belo Horizonte
Quando: 2007
Melhoria de Processo Biblioteca Universitária
Projeto de aprimoramento no fluxo de malote entre unidades de uma biblioteca universitária, que gerava gargalos, impaciência da equipe e muita perda de tempo.
Entre as principais atividades deste projeto de melhoria do fluxo de malote na biblioteca universitária, destacamos: observação da realidade, aplicação de questionários para levantar o perfil dos usuários do sistema, mapeamento dos processos e discussão para melhorias.
O trabalho ofertou proposição de melhorias no serviço de pedidos e envio de livros entre unidades da biblioteca investigada. Apresentou melhoria na seleção do sistema de pedidos e horário mais adequado para realização do serviço de pedido de malote.
Houve documentação de todo o processo e treinamento dos envolvidos.
Diante do novo fluxo de processos direcionado aos pedidos e envio de livros entre unidades da biblioteca estudada, houve ganho de tempo e melhoria na produtividade dos envolvidos. Este projeto possibilitou a formalização do melhor meio, cenário, horário e forma de pedido e envio de livros entre as unidades da biblioteca, o que se configuro como estratégico para o trabalho dos bibliotecários e seus auxiliares na empresa.
Onde: Particular. Belo Horizonte
Quando: 2006