948608502485357
top of page

Mapeamento e Diagnóstico Documental em Condomínio

:

Adequação de IES à Portaria 315:2018 do MEC, com apoio técnico ao processo de criação do sistema de gestão; elaboração da política e procedimentos para a organização, tratamento e digitalização do acervo acadêmicos.

Mapeamento de documentos e processos. Estruturação do ambiente para a aplicação das Portarias: 315:2018, 360:2022, 613:2022, Dec. 10.278:2020, e-Arq Brasil, RDC-Arq, boas práticas de gestão documental, orientação do Conarq. 

A Portaria 315, de 4 de abril de 2018, que "dispõe sobre os procedimentos de supervisão e monitoramento de instituições de educação superior integrantes do sistema federal de ensino e de cursos superiores de graduação e de pós-graduação lato sensu, nas modalidades presencial e a distância".  

 

Aplicação do plano de classificação e tabela de temporalidade - Portaria AN 92, de 23 de setembro de 2011. A Portaria 315: 2018 afirma que as IES "ficam obrigadas a manter, sob sua custódia, os documentos referentes às informações acadêmicas, conforme especificações contidas no Código de Classificação de Documentos de Arquivo Relativos às Atividades-Fim e na Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos de Arquivo Relativos às Atividades-Fim das IFES: Portaria 2:2011".

Onde: Particular. Belo Horizonte. MG

Quando: 2019/2023

images (2).jfif

Mentoria Acervo Acadêmico

Elaboração do mapeamento de documentos e processos, com desenvolvimento de inventário de documentos e apontamento de possíveis melhorias em relação ao tratamento e guarda dos documentos.

Desenvolvimento do diagnóstico técnico documental do acervo. Sugestão de melhoria em processos a fim de possibilitar um fluxo mais rápido e eficiente da informação no dia a dia da empresa.

 

Reorganização do acervo físico ligado às atividades-fim e atividades-meio da empresa e digitalização destes documentos. 

 

Eliminação de documentos. Documentação de processos e treinamentos. 

Criação do plano de classificação e da tabela de temporalidade para a empresa ter controle e gestão do acervo. 

 

Desenvolvimento da política da gestão documental, procedimentos gerenciais e instruções de trabalho para organização e digitalização do acervo em conformidade com a lei e normas internas.

Criação de instrumentos de pesquisa.  

Onde: Particular. Belo Horizonte. MG

Quando: 2018/2019

ThinkstockPhotos-917929082-1024x683.jpg

Mentoria Metodologia CDoc 

Desenvolvimento de manual para melhorar e padronizar os processos de catalogação e indexação de materiais e demais materiais que  constituíam o acervo.

Retirada de livros sem condições de uso do acervo. Havia no acervo muitas obras rasgadas, com mofo e desatualizadas. 

Estudos de usuários, com base na comunidade local. O objetivo deste trabalho foi alinhar o acervo às necessidades do seu público. 

Indexação de obras com base nos desejos e necessidades do público. Foi adquiridas novas obras com base nas necessidades da comunidade. Investiu-se em permuta e compras. 

Organização das estantes, com higienização e com vista na preservação.

Ampliação do espaço físico da biblioteca, com desenvolvimento de ambientes para leitura e circulação de visitantes entre as estantes.

Promoção de  ações de incentivo à leitura e uso da biblioteca, como visitas orientadas, hora do conto, grupo de leituras e estudos na biblioteca. 

Onde: Particular. Nova Lima/MG

Quando: 2017

images (5).jfif
images (4).jfif

Documentação técnica e Política de gestão documental para condomínio

Mapeamento de processos e atividades da biblioteca.

 

Levantamento de demandas e identificação das necessidades de informações dos usuários.

Diagnóstico do acervo e proposição de melhorias na disposição e catalogação de obras. 

 

Aquisição de novas obras em conformidade com os desejos e necessidades do público, majoritariamente formada por alunos do ensino médio, fundamental e infantil. Aquisição de livros, enciclopédias, dicionários entre outras fontes de informação para a biblioteca. 

Promoção de  ações de incentivo à leitura e uso da biblioteca, como visitas orientadas, criaçao de grupo de leituras e estudos na biblioteca. 

 

Reorganização do acervo. Criação  da política de seleção. Catalogação. Informatização do acervo. 

 

Pesquisa de softwares livres e gratuitos. Padronização da base de dados e indexação de livros e cadastro de usuários. 

Onde: Particular. Contagem, MG.

Quando: 2016

bottom of page